No marketing na Internet, os tempos fáceis ficaram para trás. Não só porque o mercado está a ficar cheio de concorrentes, mas também porque as preferências dos consumidores em relação ao conteúdo de marketing estão a mudar.
Hoje, os banners publicitários trazem tanta frescura quanto o ar em Żywiec Zdrój. Você ainda pode respirar, mas sabe-se que não faz bem à saúde.
O mesmo acontece com os amantes do banner típico da prática de marketing. As pessoas ainda clicam nessas criações, às vezes elas não farão falta, ainda entregarão a conversão desejada, mas será possível chamar a atenção de um internauta que está cada vez mais exigente daqui a dois ou três anos?
Tentarei responder a esta e algumas outras perguntas aqui.
Mas vamos começar com algumas estatísticas…
Os utilizadores polacos da Internet são extremamente anti-publicidade. Isto se reflete, por exemplo, no número de usuários do AdBlock.
O Latest Database oferece serviços premium de cold calling com acesso ao nosso Special Database de leads verificados. Nosso banco de dados Banco de Dados Especial garante que você se conecte com os clientes em potencial certos, aumentando as taxas de conversão e impulsionando o crescimento dos negócios. Seja para campanhas B2B ou B2C, nossas listas de contatos precisas ajudam a otimizar sua estratégia de cold calling para o máximo impacto. Seja nosso parceiro para telemarketing orientado a resultados.
Fonte: Reuters Institute – Relatório de Notícias Digitais 2016
Em 2016, o AdBlock era usado por quase 38% dos usuários de todas as faixas etárias – um ano depois, a popularidade desse aplicativo já ultrapassa 50% na faixa etária de 18 a 34 anos. Isso não é mais uma piada.
Quanto mais jovem for o grupo-alvo, mais os profissionais de marketing serão forçados a utilizar formas não padronizadas de comunicação de marketing. Em vez de inundar a Internet com banners, terão de se tornar editores de conteúdo envolvente.
Conte sua história e mostre o que você pode fazer
É a sua história para contar, conte-a bem
–Joe Pulizzi (CMI)
leia também
Como projetar sites de empresas para vender com eficácia?
Devido ao uso generalizado do AdBlock, as palavras de Joe Pulizzi, do Content Marketing Institute, estão se tornando cada vez mais importantes. Ele disse recentemente em um de seus podcasts (PNR) que em um futuro próximo o marketing não incluirá publicidade clássica, mas sim. se tornará exclusivamente marketing de conteúdo.
Você pode discutir com o autor da tese sobre o prazo para implementar tal previsão, mas não pode negar a probabilidade de essa visão se tornar realidade.
Além disso, quem pensa que se defenderá com atividades publicitárias clássicas pode cometer um grande erro estratégico, porque ninguém notará os anúncios comuns, também por razões psicológicas (saturação excessiva de estímulos e cegueira dos banners).
Hoje, o residente médio da nossa “civilização ocidental” é atacado com uma média de três mil mensagens de marketing por dia.
A grande maioria deles permanece completamente ignorada pelos destinatários, não conseguindo gerar as conversões desejadas pelos departamentos de vendas e causando prejuízos. Perdas que são extremamente difíceis de cobrir com um orçamento adicional, porque os orçamentos no nosso ambiente doméstico são muito modestos.
O tamanho médio do orçamento anual de publicidade para uma pequena empresa é de aproximadamente PLN 35.000 – Relatório de progresso de marketing: “Estratégias de Marketing 2014”.
Portanto, para não se perder na multidão de anunciantes que gritam por atenção, como profissional de marketing você pode começar a utilizar métodos de influência mais adaptados às tendências atuais. Ao se tornar uma empresa de mídia, você poderá apresentar sua história de uma forma que os destinatários não possam ignorá-la.
Como deve ser o marketing (de conteúdo) de uma empresa hoje?
1. Escolha o marketing de permissão (marketing com permissão)
O criador desse estilo de comunicação de marketing, atualmente o mais eficaz, é Seth Godin, que dirige um blog classificado em 4º lugar em termos de leitores e é autor de mais de 20 livros sobre marketing, a maioria dos quais atingiu as listas de mais vendidos do NYT.
A filosofia do “marketing de permissão” baseia-se no consentimento do usuário em receber mensagens das marcas e na voluntariedade do usuário em consumi-las. Esta filosofia contrasta com a publicidade de massa, que é forçada a chegar no momento e no local menos esperado pelo destinatário.
2. Use ferramentas de mídia
Você provavelmente ainda se lembra da época em que os filmes publicitários estavam fora do alcance da maioria das empresas. E hoje? Hoje eles estão ao nosso alcance e temos sorte de nem todos terem coragem de usá-los.
Para se tornar uma empresa de mídia, você não precisa investir imediatamente em publicidade na televisão, pode utilizar canais de comunicação mais acessíveis – as redes sociais. Atualmente, é possível publicar materiais de vídeo em praticamente todas as redes sociais – de forma padrão ou ao vivo, proporcionando interações adicionais com o público.
Basta ter uma ideia, seu celular com câmera e acesso à internet. Então, por que você ainda não está usando?
3. Construa uma comunidade
No marketing é muito importante ser ousado na comunicação, quebrando padrões, mas ao mesmo tempo credível e inspirando confiança. Porque esta é a única forma hoje que lhe dá a oportunidade de ser notado e escolhido entre as soluções concorrentes como marca.
As redes sociais acima mencionadas são uma excelente ferramenta de marketing de permissão, graças à qual você pode ser notado e reunir uma comunidade em torno de sua marca corporativa ou pessoal.
Para construir uma comunidade de forma eficaz, você deve fornecer aos seus destinatários um conteúdo envolvente e valioso, lembrando que não é mais suficiente postar um link para o site da sua empresa ou fotos dos seus produtos no Facebook.
Pense fora da caixa. Escolha a honestidade, a autenticidade e não tenha medo de mostrar sua empresa por dentro. Use o formato ao vivo para mostrar como é um dia na sua empresa ou processo de produção. Interaja com seus espectadores e ganhe sua confiança.
“As pessoas só compram de você por dois motivos: porque você tem a atenção e a confiança delas” – Seth Godin
4. Não se esqueça desta pirâmide
Porém, para que suas ações atinjam o objetivo pretendido, você deve planejá-las com cuidado, e a pirâmide abaixo irá ajudá-lo.
Comece adquirindo conhecimento sobre a criação de uma estratégia de marketing de mídia e seu plano de execução/implementação. Só então escolha as ferramentas.
É bom ver na mente a pirâmide do sucesso do corteiz clothing shop and hoodie marketing, cuja base é o conhecimento do mercado, dos clientes e suas necessidades, o nível médio é o local para uma estratégia de marketing com seleção de ferramentas, e seu topo é um lugar para ações consistentes e consistentes.
Na realidade polaca, infelizmente, observo com demasiada frequência a inversão da ordem da pirâmide acima mencionada, o que leva à utilização de soluções que hoje são ineficazes.
Esta abordagem invertida é muito dispendiosa para as empresas e causa uma desilusão injusta com o marketing. No entanto, a decepção deve dizer respeito ao nível de conhecimento dos processos, e não ao marketing em si, sem o qual é extremamente difícil para as empresas hoje sonharem em manter quota de mercado.
E como é na prática?
Nos casos apresentados a seguir, você verá que a mídia e o pensamento estratégico não estão reservados apenas às grandes empresas. Não significam grandes orçamentos, mas sim uma grande compreensão das necessidades dos utilizadores da Internet, consistência na acção, coerência a vários níveis, expressividade e até controvérsia. Acima de tudo, conteúdo envolvente que irá incentivar os internautas a gostar da sua empresa.
Dziki Trainer – um personal trainer que você não pode ignorar
Como pessoa que tenta ir à academia, tenho a impressão de que há mais personal trainers nas academias do que os próprios praticantes de exercícios.
Portanto, podemos assumir que este mercado é altamente competitivo e conquistar clientes pode ser difícil e certamente não é uma tarefa fácil, especialmente se você não usar uma abordagem pouco convencional de promoção.
O que fez o Dziki Trainer se destacar?
Ele se concentrou em uma forma de comunicação muito pouco convencional. Um de seus vídeos, em que, sem rodeios, nos alerta contra a ida à academia, enumerando inúmeras ameaças à nossa saúde e à vida, recebeu 3,8 milhões de visualizações no Facebook, e a comunidade Dziki Trainer na fanpage ultrapassa hoje os 140 mil fãs.
https://www.facebook.com/dzikimichal/videos/1284295658321721/
Estou absolutamente convencido de que o AdBlock Wild Trainer não perde o sono à noite e que o treinador pode ficar tranquilo quanto ao nível de atenção dispensado a ele e ao envolvimento de sua comunidade . Em termos desta abordagem não padronizada de comunicação, Dziki Głos é um exemplo do uso de forte controvérsia, linguagem colorida e forte, criando a autenticidade da marca que mencionei.
Dollar Shave Club – aparelhos de barbear baratos no modelo de assinatura, cuja promoção agradou aos internautas
Desde o início, a ideia de promoção mediática do Dollar Shave Club assemelhava-se a um duelo entre David e Golias (Gillette). Para tornar as coisas ainda mais difíceis, Golias não era apenas maior e mais forte, mas também mais rico e tinha todas as ferramentas do mundo que a tecnologia moderna tem para oferecer e – o mais importante – dominava completamente o mercado de máquinas de barbear.
Para desafiar seu rival, o Dollar Shave Club gravou um comercial de 90 segundos que tinha um orçamento tão baixo que estrelou o próprio CEO Michael Dubi e foi acompanhado por seus funcionários. Porém, o vídeo foi tão bem recebido que nas primeiras 24 horas após o lançamento da campanha no YouTube, o site para o qual bhb directory o tráfego era direcionado caiu. O servidor não aguentou, completamente despreparado para um número tão grande de usuários que buscavam informações sobre uma possível assinatura do produto.
A princípio os proprietários entraram em pânico. Eles pensaram que seu negócio iria fracassar por causa dessa situação. Qualquer pessoa que já tenha sofrido uma falha no servidor quando um conteúdo importante foi publicado certamente sabe o que deve ter sentido.
Assim que o problema do servidor foi resolvido, porém, descobriu-se que a empresa havia aceitado 12 mil pedidos do produto em apenas 48 horas.
Em um mês, o vídeo promocional recebeu mais de quatro milhões de visualizações e hoje, anos depois, você pode ler novas expressões de admiração nos comentários abaixo.
O anúncio em si foi eleito a Melhor Campanha de Vídeo do nada de 2012 pelo Viral Video Awards (no total, o vídeo foi visto 24.509.605 vezes até o momento).
Em 2016, a Unilever comprou o Dollar Shave Club por um bilhão de dólares, o que torna este caso ainda mais espetacular. Na minha opinião, eles não teriam conseguido fazê-lo sem esta campanha mediática.
Bíblia em Áudio – um projeto épico comunicado de forma épica
A Bíblia em Áudio não é um projeto comum de criação de um audiolivro, mas um desafio referente à primeira adaptação em áudio do livro mais importante da história do mundo, realizada em grande escala. Participam quase mil pessoas (atores e amadores).
Parece que um empreendimento tão grande não poderia ser iniciado sem um orçamento multimilionário.
Entretanto, desde o início foi um projeto extremamente corajoso, também pela forma como o financiamento é obtido. A comunidade reunida em torno do projeto desempenha um papel importante nisso e, graças à plataforma de crowdfunding, pode co-financiar este grande empreendimento.
Do ponto de vista do marketing, é o lado mediático da comunicação de marketing que é um factor enorme no sucesso da implementação (além da excelente reprodução de rádio em si).
Graças ao facto de os autores do projecto comunicarem constantemente com perfeição as etapas individuais do trabalho, a comunidade pode quase a qualquer momento participar no processo de criação de gravações “por dentro”, observando o trabalho dos maiores actores.
https://www.facebook.com/bibliaaudiopl/videos/1534392029913454/
Resumo:
Sair da confusão publicitária (ruído publicitário) usando banners simples e padronizados é atualmente extremamente difícil e será ainda mais difícil no futuro.
Hoje, toda empresa tem potencial para ser uma empresa de mídia se for capaz de utilizar os recursos adequados.
Uma moeda extremamente eficaz no marketing é gerar polêmica e proporcionar entretenimento. As redes sociais apreciam particularmente a combinação de uma mensagem engraçada, por vezes até linguisticamente vulgar, com conteúdo valioso/substantivo. Esta é uma mistura que quase garante grande interesse.
Porém, para usar polêmica na comunicação, é preciso ter uma pele muito dura. Qualquer autor expressivo também atrairá uma enorme onda de pessoas críticas. Portanto, antes de iniciar esse caminho, pense cuidadosamente se você tem “coragem” para isso.
Ser uma empresa/pessoa de mídia se resume a ser um criador ativo de conteúdo que combina elementos de educação do público, entretenimento e informação atual. Isto é expresso em uma tendência chamada “infoentretenimento”. O valor que você, como empresa de mídia, traz ao seu público é o critério de avaliação mais importante. Se você atender às necessidades dos consumidores, poderá contar com enormes bônus na forma de maiores participações de mercado e, em última análise, maiores lucros.