Como usar o marketing momentâneo para construir relacionamentos com os consumidores?

“Esqueça o marketing, concentre-se nos momentos de marketing!” Parece um slogan superestimado e mais um boato de marketing? Pois bem, numa mensagem não é apenas a mensagem que importa, mas também o remetente. Essas palavras vêm do Google e agora você sabe que elas têm poder duplo!

Jim Collins, no livro cult “From Good to Great”, revela as receitas para o sucesso das maiores e mais dinâmicas empresas. Para encontrá-los, ele analisou os métodos operacionais de dezenas de empresas e depois os dividiu em dois grupos – raposas e ouriços. As raposas são rápidas, ágeis e abertas a mudanças. As empresas que atuam nesse modelo também conseguem se adaptar rapidamente à realidade em constante mudança. Introduza inovações, mude a oferta, gire. Os ouriços, por outro lado, são consistentes e pacientes. Não é que sejam lentos, mas perseguem persistentemente uma área e crescem nela. Collins aponta fortemente para a maior eficácia dos ouriços. Ele atribui seu sucesso à consistência e determinação.

A primeira edição do livro de Collins foi publicada em 2001. Desde então, passamos por uma revolução digital. Além disso, o mundo está em constante aceleração e a única constante é a mudança. Portanto, não é uma descoberta que hoje os mais eficazes devam ter ao mesmo tempo a paciência de um ouriço e a agilidade de uma raposa. Outro fator que está acelerando tudo hoje é a transição para telas pequenas, e com ela – comportamentos completamente novos.

A smartphoneização global e a Internet móvel cada vez melhor tornam as pesquisas móveis no Google mais importantes para muitas empresas do que o que aparece na tela do computador. A Polónia está a um nível global quando se trata de proprietários de smartphones – mais de 64% dos polacos têm um telefone, que é um pequeno computador portátil. Tudo isso significa que os profissionais de marketing não podem ignorar os micromomentos. Aparentemente pequeno, mas na verdade crucial em muitos setores na tomada de decisões de consumo.

O Latest Database oferece a Lista de Números de Telefone Atualizada de 2024 no Mundo para aprimorar suas chamadas de prospecção. Nossas Lista de números de telefone atualizada de 2024 em todo o mundo listas de números de telefone globais verificadas e precisas fornecem acesso a leads de alta qualidade, ajudando sua equipe de vendas a se conectar com os clientes em potencial certos. Com informações de contato atualizadas, você pode melhorar a eficiência das chamadas, aumentar o engajamento e aumentar as taxas de conversão. Eleve seus esforços de prospecção com dados confiáveis ​​do Latest Database.

Somos muito multi-exibições. Temos smartphones pequenos, então é claro que consumimos outras mídias paralelamente a eles. E acontece que 77% dos polacos têm um bom e velho aparelho de televisão quando se trata de multiscreening. A segunda tela mais usada é a do smartphone (pesquisa IRCenter).

Usar várias telas ao mesmo tempo – além do apego aos smartphones – não surpreende ninguém hoje. 77% das atividades multiscreening acontecem em frente à TV – usamos um computador. O segundo dispositivo acompanhante mais comum é um smartphone.

O que fazemos nos smartphones quando sentamos em frente à TV?
– Comunicação com amigos (41%).
– Utilização de sites de redes sociais (40%).
– Jogar (25%).
– Ouvir música (25%).
– Busca de informações sobre marcas visíveis na primeira tela (15%).

O estudo IRCenter foi realizado entre os participantes do painel de pesquisa em uma amostra representativa de 1.003 usuários da Internet em 2017.

O que procuramos nos smartphones?

De acordo com o relatório do Google, as consultas móveis que ocorrem com mais frequência giram em torno de cinco momentos. Sua tarefa é combiná-los com sua oferta e com as necessidades de seus destinatários. O Google incentiva você a definir os seguintes momentos:

• Quero aprender,
• Quero ir,
• Quero fazer,
• Quero comprar,
• Quero descobrir.

Estas são as cinco intenções do usuário que aparecem com mais frequência nos resultados de busca mobile, que devemos definir na estratégia de conteúdo, na estratégia de micromomento em nossa empresa.

Por que isso é tão importante?

De acordo com o Google, temos até 150 micromomentos desse tipo por dia nas telas menores! Isso significa muitas oportunidades de conhecer o consumidor em um espaço virtual. A única questão é: como aproveitar esses momentos de forma eficaz?

Personagens em primeiro lugar

Graças aos dados da Internet, procurar informações sobre o consumidor nunca foi tão fácil como hoje. A própria análise do tráfego do nosso site ou a análise de sites de redes sociais é uma mina de conhecimento. Deveríamos reunir tudo isto em retratos coerentes de representantes do nosso grupo-alvo, ou seja, personas. Podemos perder até 70% dos consumidores se nos concentrarmos na demografia em vez de nas intenções de compra.

leia também

8 inspirações do livro “The Company, or You” de Paul Jarvis

Bárbara Stawarz-García

Vejamos novamente os dados do Google, que desafiam a abordagem estereotipada às simplificações demográficas:

• Apenas 31% dos jogadores móveis são homens. Sim, os jogos com bola (e não só) são domínio das mulheres.
• As mulheres representam 56% dos resultados de pesquisa na categoria “esportes”.
• 45% dos resultados de pesquisa DIY também são gerados por mulheres.
• Os homens são responsáveis ​​por 68% dos resultados na área de beleza e cuidados.
• 40% dos compradores online de produtos para bebés não têm crianças em casa.

Vamos nos concentrar neste último exemplo. Loja de acessórios para bebês. Pensamento rápido: quem é o principal cliente? Pais? Bem, não necessariamente. E toda a brigada de tias, avós e tios modernos? Quem cuidará da educação deles? Quem fará a pergunta ao Google: “O que comprar para uma criança de um ano?” Bem, não os pais. Tenho sete sobrinhos e peço regularmente sugestões ao Google para evitar presentes indesejados. Claro, posso perguntar aos pais das crianças, ou seja, aos meus irmãos, mas muitas tias querem mostrar iniciativa.

Nos EUA, essas questões são muito bem abordadas. Esses são os momentos que precisam ser cuidados. No exterior, mais de 23% dos resultados de busca do Google têm quatro espaços publicitários ocupados. Se conhecermos as intenções dos nossos essential hoodie shop and tracksuit destinatários, também colocaremos a nossa publicidade no lugar certo. Se focarmos apenas na demografia, podemos realmente perder muito, ou até mesmo deixar de alcançar um grupo muito amplo de potenciais clientes.

Aquecimento do consumidor

Embora eu seja especialista em marketing de conteúdo, tenho plena consciência de que a visita de um consumidor a um site é apenas o começo. Apenas 2% dos visitantes do site estão prontos para comprar. E todo o resto? Requer uma abordagem apropriada e a construção de um relacionamento maduro (nutrição de leads). As marcas estão correndo para criar seu próprio conteúdo (mídia própria), mas muitas vezes se esquecem do conteúdo gerado pelo usuário (UGC) e de seus momentos – ou os subestimam.

A memorização do conteúdo UGC aumenta em até 35% e, ao mesmo tempo, inspira 50% mais confiança! Novamente, estamos falando de micromomentos aqui e, especificamente, de microconteúdos que não podem ser ignorados. Como envolver rapidamente os destinatários (ou seu conteúdo) nas atividades da marca?

• Publicar (e coletar regularmente) opiniões sobre produtos ou serviços.
• Use conteúdo gerado pelo usuário em seus anúncios (eles inspiram maior confiança e aumentam as conversões em até quatro vezes!).
• Mostrar clientes satisfeitos e o produto em uso em fichas de produtos.
• Convide as pessoas mais engajadas da comunidade para cocriar conteúdo, participar de conversas, etc.
• Mostre histórias de clientes satisfeitos e resultados de cooperação.
• Convide seus clientes para co-criar o produto!

Micromomento = microação

A comunicação efémera, ou seja, a comunicação que desaparece completamente da Internet, preenche cada vez mais os momentos dos destinatários. As Insta Stories estão na vanguarda e não podem mais ser omitidas no planejamento das atividades da marca no Instagram. Eles preenchem os micromomentos dos nossos destinatários. Mas uma boa forma também será extrair ainda mais do único link clicável que temos à disposição no Instagram. Use ferramentas para apresentar mais links:

• Linktr.ee,
• lnk.bio,
• LinkInProfile.com.

No próprio Instagram, as hashtags são obviamente cruciais. Procure usar pelo menos 10 delas por foto e tome cuidado com hashtags proibidas (como #PublicRelations), que anulam o efeito de todas as outras em um determinado post.

Ganhe em momentos de marketing

Há muitos lugares e pequenos momentos para perder. Espero ter conseguido identificar alguns deles para poder vencer cada vez mais na comunicação eficaz da minha marca. Ao planejar suas atividades, você pode usar as seguintes etapas:

1) Construa um mapa de momentos

Analise o que os usuários procuram no contexto da sua oferta. Verifique se sua presença no Google responde a essas perguntas. Os usuários pesquisam com palavras-chave cada vez menos e usam cada vez mais consultas completas (como…?, quando…?, onde…?, o quê…? etc.).

2) Determine as palavras-chave e intenções do seu público

Consultas completas não significam que precisamos pular palavras-chave. Eles apoiarão o posicionamento do nosso site e construirão autoridade no assunto.

3) Crie conteúdo efêmero que preencha os momentos do seu público

O Google dirá que hoje um ótimo conteúdo não é mais suficiente. Deveríamos criar experiência. Isto traduz-se no nível de comunicação da marca – storytelling (embora ouçamos cada vez mais falar de storydoing: agir, não apenas falar!). Torne a sua comunicação o mais conversacional possível – envolva o seu público, procure novos níveis de diálogo e capte pequenos momentos do seu público que irá preencher com a comunicação da sua marca.

4) Incentive os usuários a criar seu próprio conteúdo e utilizá-lo em atividades promocionais

Como as pesquisas mostram que confiamos b to c database muito mais nesses conteúdos, devemos caminhar nessa direção. Faça tudo o que puder para implementar o modelo POEM (mídia paga, propriedade e ganha) com ênfase no conteúdo ganho – conteúdo desenvolvido pela marca.

5) Forneça conteúdo relevante e resolva problemas

Definir problemas, intenções e objetivos é crucial para saber qual conteúdo entregar. Conheça os problemas do seu público e resolva-os de forma simples! Não acredite que o estilo de vendas transferido para sites de redes sociais construirá um relacionamento valioso. Avançar é difícil, mas o push marketing é um passo atrás. 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top