10 dicas sobre como escrever um bom artigo para a Internet

Em primeiro lugar, devo avisá-lo – este é mais um artigo sobre como escrever para a Internet. Não descobrirei a América lá e não abrirei novos caminhos. Eles jogaram de tudo, você leu tudo e conhece perfeitamente a teoria. Mas você consegue aliar isso à prática e criar um texto que seja pesquisado organicamente, que cative milhares de pessoas, estimule a reflexão e traga lucros reais? Você pode conferir graças ao artigo abaixo. Vamos fazê-lo!

Quem escreve artigos para a Internet apenas por diversão, sem se importar se serão lidos, está em apuros. Todos nós queremos atingir um determinado grupo de destinatários – alguém que não apenas leia nosso texto, mas também comece a discutir com ele ou – qual é o maior sonho de todo autor especialista – siga nossas instruções. Não é à toa que os guias de redação de textos para a Internet aparecem como cogumelos depois da chuva. Se virarmos o jogo, podemos afirmar com segurança que guias desse tipo respondem a uma pergunta simples: “O que estou fazendo de errado para que meus artigos não tragam o resultado esperado?” Aqui estão dez respostas.

1Você acha que a pesquisa é para os fracos

O que você está fazendo de errado?

Você não está interessado no que os outros – especialmente seus concorrentes – escreveram sobre um determinado assunto. Você não quer se referir às reais necessidades dos clientes e sabe pouco sobre o produto descrito. Como resultado, você escreve um texto com um determinado número de caracteres, que na verdade não traz nada e não convence ninguém de nada.

Create our latest database Buy your cell phone number list worldwide. Nossas listas telefônicas globais verificadas provícem información de contato Comprar lista de números de telefone celular precisas, ajudando sua equipe de vendas a se conectar com leads de alto potential de forma rápida efficient. Não importa se você está mirando em sectores ou región specificas, nossos dados omenter suporte a um alcance mais eficaz, melhorando o sucesso das calladas e conversación de Leds. Eleve seus estidos de prospecção com o latest database.

O que você deve fazer?

A pesquisa é o ponto mais importante da escrita para a internet. Graças a isso, você tem a chance de atender perfeitamente às necessidades do seu público, responder perguntas feitas secretamente no mecanismo de busca e de alguma forma resolver o problema. Os fãs de poesia conhecem a frase de Herbert “aterrorizar é convencer” (o poema “A Parábola dos Emigrantes Russos”). Claro que a questão não é assustar o leitor com as pragas egípcias por não utilizar determinado produto, mas sim conscientizá-lo sobre determinada necessidade e sua solução. O que eu escreveria em um texto sobre como escrever textos para Internet?

Primeiramente

Você precisa olhar de forma ampla e não apenas escrever sobre os produtos, mas também sobre as necessidades/problemas que eles podem satisfazer/resolver.

 

EXEMPLO:

 

  1. “Vestido vermelho – que sapatos combinam?” para uma loja de roupas online.
  2. “Como se livrar das formigas?” para o fabricante deste tipo de produtos. Lembrando também dos textos intitulados “Formigas Faraó em casa? Como se proteger contra eles?”, que não vendem nada, mas ajudam a construir a posição de especialista em determinada área e autoridade no assunto.
  3. “Como tirar mancha de caneta?” – Adoraria ler no site de um fabricante de produtos de limpeza ou de um corajoso fabricante de canetas.

 

Em segundo lugar

leia também

19 erros que redatores costumam cometer

Marianna Krupa

Eu convenceria o leitor de que o conteúdo é extremamente importante agora e um bom redator vale seu peso em ouro (Você pode ler sobre os erros mais comuns cometidos por redatores AQUI). Aqui, algumas palavras poderiam ser ditas sobre as atualizações graças às quais o Google oferece suporte a conteúdos exclusivos, bons e úteis para os leitores. Falando em atualizações, pedi aos ninjas de SEO da nossa agência algumas palavras sobre isso.

“Todas as atualizações recentes que o Google implementou tiveram como objetivo melhorar os resultados orgânicos para que os usuários recebam as melhores respostas possíveis às suas dúvidas. Todas as análises e testes dos últimos meses indicam claramente que o conteúdo que vai ganhar tráfego orgânico deve ser preparado de forma abrangente. Gostaria também de chamar a atenção para acontecimentos recentes, ou seja, a introdução do Google Assistant na Polónia. Por enquanto, sua funcionalidade é muito limitada em comparação com a versão em inglês, mas agora que a maioria dos usuários de smartphones tem acesso gratuito à ferramenta, seu desenvolvimento será acelerado significativamente. O aprendizado de máquina desempenha um papel importante aqui: quanto mais pessoas o usarem, mais rápido e melhor o Google Assistente se desenvolverá.

Que impacto isso tem na escrita de conteúdo? Como mostram exemplos do exterior, o número de pessoas que usam regularmente assistentes (incluindo assistentes Apple – Siri e Amazon – Alexa) está crescendo rapidamente. Se quisermos que assistentes solicitados pelos usuários utilizem nosso conteúdo, devemos tratar a preparação de bons conteúdos como uma prioridade.

Mariusz Bacic, especialista em SEO da MaxROY.agency

“O Google vem sinalizando há muitos anos que ao criar conteúdo em sites, devemos primeiro olhar para o usuário e fornecer a ele o conteúdo corteiz clothing shop and hoodie  mais substantivo e valioso possível, e não focar apenas nos robôs do Google. A cada atualização subsequente, o Google mostra-nos a importância que atribui não só ao conteúdo em si, mas também ao nível de conhecimento e detalhe deste conteúdo.

Um exemplo é a tão comentada atualização de 1º de agosto de 2018, a chamada Atualização Médica. Essa atualização afetou principalmente as indústrias da categoria YMYL (Your Money Your Life), e é assim chamada porque são os sites relacionados à saúde e à medicina, muitas vezes com uma quantidade muito grande de conteúdo, que apresentam maior turbulência nas SERPs. Esta atualização mostrou-nos o quão importante é a qualidade dos conteúdos que servimos ao utilizador, especialmente em áreas cruciais para a vida humana e as escolhas feitas com base nesses conteúdos podem ter consequências muito graves. No futuro, espero que o Google leve esse problema ainda mais longe e veja atualizações semelhantes afetando outras indústrias/áreas.”

Jarosław Dudek, especialista em SEO da MaxROY.agency

Eu também escreveria sobre o fato de que muitos concorrentes sabem o quanto um bom conteúdo pode fazer e já estão investindo nisso – para aterrorizar/convencer.

Em terceiro lugar

Eu explicaria que em tempos em que todos já viram e leram tudo, há uma necessidade real de textos que distingam “aquele algo”, que convençam as pessoas a comprar um determinado produto/serviço e apontem as suas vantagens e características distintivas de uma forma maneira acessível.

E agora direto ao ponto…

 

O segredo de uma boa pesquisa é a capacidade de responder a várias questões-chave:

 

  1. Como o produto/serviço foi criado? (“Sabonetes naturais artesanais”).
  2. Que problema este produto/serviço pode resolver? A ideia é aliviar a dor e acabar com os medos dos potenciais clientes (“Comprimidos que vão te ajudar a se livrar da caspa”).
  3. Diferenciadores que tornam o produto A do ABC melhor que o produto B do DEF. (“Nossos comprimidos não contêm fenrilol zisol”)
  4. O que você pode ganhar usando um determinado produto/serviço? (“Vamos arrumar seu gramado em 15 minutos!”)
  5. Que problemas um determinado produto/serviço resolve? (“Nossos professores vão lidar com o seu medo de falar inglês!”)
  6. A quem se destina este texto?/Quem pretende convencer?

 

Um exemplo de texto baseado em pesquisas muito boas é o texto “Como pendurar um lustre?”, que publicamos há dois anos no site de um de nossos clientes. Como você pode ver na imagem abaixo, este não é um texto esquecido – pelo contrário – mês a mês ajuda cada vez mais heróis de suas próprias casas que enfrentam a tarefa de pendurar um lustre 

2Em busca de inspiração

O que você está fazendo de errado?

Você reinventa a roda e escreve sobre coisas que não interessam aos seus leitores enquanto eles buscam a resposta para a pergunta: “Como fazer unhas híbridas?” (aproximadamente 2.400 pesquisas por mês), você escreve um texto intitulado: “Encante seu ente querido com lindas decorações feitas à mão!”

O que você deve fazer?

Confie em ferramentas e textos (por ex.essas ferramentas de marketing de conteúdo), que já foram criados, foram bem recebidos, compartilhados diversas vezes e, portanto, tiveram um alcance enorme. Imagine que você tem que escrever um texto sobre como escrever textos (este é o efeito Droste) e não sabe exatamente o que seus leitores em potencial estão procurando e que conteúdo sobre esse assunto tem chance de surgir.

CONSELHO

Não há necessidade de vasculhar a web em busca de conteúdo com potencial viral. Basta usar as ferramentas que mostram os textos mais populares sobre um determinado tema – com base na palavra-chave fornecida.

O primeiro deles é o lendário BuzzSumo. Basta inserir a palavra-chave de seu interesse na caixa de pesquisa para obter os resultados – os textos mais compartilhados sobre um determinado tema e, portanto, uma excelente inspiração. A ferramenta não mostra apenas textos, mas também tipos de conteúdo como: infográficos em vídeo, os recentemente populares textos “Como fazer” e muitos outros.

Também funciona bem quando se procura inspiraçãoexplorador de conteúdo ahrefs, que funciona da mesma forma que o BuzzSumo. Podemos classificar os resultados do explorador de conteúdo livremente, levando em consideração vários fatores: Raiting de domínio, tráfego orgânico, número total de compartilhamentos ou compartilhamento em uma plataforma específica.

Vale também verificar o envolvimento dos leitores de determinado texto na forma de comentários deixados abaixo dele e discussões em andamento. Lembre-se, porém, que a regra “não importa o que digam…” não se aplica aqui. Quanto mais substantivo, melhor.

Tim Soulo em seu texto“O guia para redação estratégica: como obter tráfego, assinantes e vendas com seus artigos”recomenda “pesquisa online abreviada” . Do que se trata? “Por que gastar tempo com o Buzzsumo ou navegar em sites de comunidades para encontrar ótimos artigos quando alguém já fez todo o trabalho pesado para você?” (Por que gastar tempo no BuzzSumo ou vasculhar as redes sociais em busca de ótimas ideias para artigos quando outra pessoa fez isso por você?) Basta perguntar ao tio Google, por exemplo, “melhores postagens de 2018 [frase]”.

E aqui está a prova:

Como foi este artigo?

Resolvi escrevê-lo porque percebi que existem muitas consultas desse tipo na Internet – principalmente em inglês. A investigação em polaco não me enche de tanto optimismo, por isso presumi que a necessidade de tal texto ainda estava à nossa frente e que estaria pronto quando isso acontecesse.

3Criar um título para a publicação

O que você está fazendo de errado?

Você não se importa com os problemas dos outros, o título fala da sua imaginação, e essa imaginação geralmente não tem limites. Seus títulos não são intrigantes e não convencem você a ler mais o texto.

O que você deve fazer?

O título é uma isca – supostamente chama a atenção do internauta e o incentiva a clicar. Você está se perguntando se deve intitular o texto: “Pensamentos colocados em palavras e colocados no papel” ou talvez “Os melhores truques de quem escreve para a Internet”. Pare e concentre-seferramentas de marketing, que mostrará exatamente não apenas o que as pessoas procuram na Internet, mas também quais frases elas inserem para encontrá-lo. Em textos escritos para a Internet, os títulos não devem ser uma coincidência ou uma variação poética sobre um determinado tema – a menos que você seja um blogueiro de renome cujos textos serão lidos por milhões – independentemente do título. Então você também pode parar de ler isso.

Em vez de:

  • “Pensamentos colocados em palavras e colocados no papel”
  • “Os melhores truques de quem escreve para a Internet”
  • “Centro de comando em sua cozinha microscópica”
  • “Outono em sua mão”
  • “Loteria de roupas antes da entrevista de emprego”

É melhor intitular o texto:

  • “Redator de SEO: quem é?”
  • “Como escrever textos para a Internet?”
  • “Que mesa para uma cozinha pequena? “Modelos X”
  • “Como pintar as unhas para o outono? “X propostas”
  • “Como se vestir para uma entrevista de emprego? “X estilos confiáveis”

Bons títulos de textos na Internet respondem às necessidades dos usuários, prometem soluções para seus problemas e informam de forma sugestiva o que está no texto inteiro. Claro, devemos acrescentar a questão do flerte com o robô do Google, que prefere palavras-chave sensíveis em vez de flores. No entanto, lembre-se de não exagerar. Encher palavras-chave à força não trará nada de bom, mas falaremos mais sobre isso em um momento…

Estes são basicamente títulos prontos. Basta abordá-los com um toque de sutileza e usar a frase “redator como começar” (210 pesquisas/mês) para fazer:“Redator – como começar sua aventura escrevendo para a Internet?”. Outro exemplo: “como escrever um artigo” (880 pesquisas/mês) pode ser transformado com sucesso em: “Como escrever um artigo para a Internet? 8 conselhos substanciais. Se você não tem sutileza, eu recomendoGerador de títulos.

4Você não se importa com palavras-chave

O que você está fazendo de errado?

Você acha que apenas o pessoal de SEO deveria estar envolvido na análise de frases-chave, mas você tem uma profissão em mãos e pode escrever sobre qualquer assunto e usar as palavras que desejar – geralmente com palavras não-chave. Você sempre diz que é um redator, não um redator de SEO.

O que você deve fazer?

Seu artigo deve ser encontrado principalmente na vasta Internet, e é por isso que as palavras-chave são tão importantes. Graças a eles, quem digita a frase “máscaras caseiras” no buscador tem a chance de encontrar um artigo escrito por você intitulado: “Como fazer máscaras caseiras? 149 regulamentos.

Para os fins deste texto, examinei a situação da frase “redação de SEO” e descobri que:

  • Os 10 melhores textos têm em média mais de 3.000 palavras. Mais caracteres do que aqueles nas posições 11-20.
  • Os textos do TOP 10 contêm mais frases-chave (as palavras comuns faltantes para eles são em média 167,1, enquanto para os textos dos dez últimos – 224,9).
  • Os textos principais contêm um pouco mais de detalhes.
  • Os dez primeiros têm alts melhores, contendo exatos – a média de 1 a 10 é 0,9 vs. 0,2 para os itens 11 a 20.
  • Os dez primeiros contêm, em média, seis manchetes a mais que o segundo.

CONSELHO

Ao escrever um texto para a Internet, você precisa começar verificando exatamente o que as pessoas estão procurando e quais frases usam para encontrá-lo. Existem muitas ferramentas que farão com que tal análise demore alguns minutos – as já mencionadas Senuto, Keywordtool.io, ubersuggest ou Answerthepublic.com. Muitos redatores, se fazem análises, também usam o planejador do Google Ads.

O sucesso absoluto dos últimos dias é o SurferSEO. Esta é uma combinação real de conteúdo e SEO. Seus criadores abordaram o texto de forma técnica e desenvolveram uma ferramenta que, com base em dados concretos, analisa sites com resultados de pesquisa TOP 48 para uma determinada frase e fornece muitas informações sobre eles (principalmente quando se trata de características comuns).

O SurferSEO analisa principalmente: todo o conteúdo do “corpo”, título e descrição, cabeçalhos, alts, etc. Mostra de forma extremamente transparente parâmetros como: o comprimento do texto em uma determinada seção da página, frases-chave e suas densidade. Em uma palavra, o Al Pacino das ferramentas de SEO.

Esses dados esclarecem o assunto e permitem tirar conclusões antes de escrever o texto ou depois de escrevê-lo e publicá-lo – graças a eles, você pode otimizá-lo rapidamente para SEO. Claro, esta ferramenta tem muitas outras funções.

Como fazer uma boa análise de palavras-chave?

  • Vá do geral para o específico. Insira uma frase geral e pesquise frases de cauda longa, de conteúdo e relacionadas. Graças a esta abordagem, a partir da frase “redator” você pode chegar a “como se tornar um redator sem experiência”.
  • Use várias ferramentas ao mesmo tempo.Aqui você encontrará algumas ferramentas gratuitas de análise de palavras-chave.
  • Tente detectar as intenções dos usuários – alguém que insere a frase “macarrão caseiro” no campo do mecanismo de busca tem uma intenção diferente de alguém que escreve “macarrão engorda?”
  • Concentre-se não apenas nas frases disponibilizadas na bandeja, mas também nas sugestões fornecidas pelo mecanismo de busca e pelo ubersuggest (como o nome sugere, esta ferramenta fornece sugestões de frases-chave).
  • Produza conteúdo que resolva determinados problemas – não é à toa que os usuários inserem:

5A otimização de texto SEO é apenas uma frase para você

O que você está fazendo de errado?

Talvez você tenha saturado seu texto com as palavras-chave certas, mas acha que não pode tirar mais proveito dele…

O que você deve fazer?

Otimizar seu texto para SEO ajudará seu trabalho alegre a se tornar público e a chamar a atenção dos robôs e leitores do Google. E estamos lutando por isso.

Como otimizar texto para SEO?

  • Vou repetir: você deve se concentrar nas frases-chave apropriadas que preencherão o texto. Claro, tudo está dentro da norma – o texto deve ser legível por um ser humano.
  • As palavras-chave devem ser incluídas não apenas no texto, mas também na tag de título, cabeçalhos e URL.

Quer que tudo não só seja otimizado, mas também apareça nos resultados de pesquisa? Você pode usarseomofo, uma ferramenta que mostrará a aparência do seu post/artigo no mecanismo de busca. O ideal seria ficar assim:

  • Lembre-se dos alts para fotos. O mecanismo de pesquisa não vê as fotos da mesma maneira que você. O texto alt, portanto, informa a ela o que está na imagem, o que ajuda a classificá-la nos resultados de pesquisa. Em vez de IMG 12345566778, seria melhor se a foto se chamasse: “como-se tornar um redator” e tivesse um alt como este.
  • Estrutura de URL adequada que permitirá ao usuário compreender a estrutura da página. O próprio mecanismo de busca também gosta desses tipos de URLs. Portanto, em vez de: www.mojastrona.pl/mojastrona/artykul3455/, o URL otimizado para SEO deve ser assim: www.mojastrona.pl/artykuły/text title.

6Conteúdo = texto

O que você está fazendo de errado?

Você se concentra na palavra escrita. Você deseja que o Google perceba e aprecie que você tem muito conteúdo em sua página. Você acredita que um bom artigo falará por si e que uma parede de texto é a melhor forma de expressão.

O que você deve fazer?

Confie em formas gráficas de expressão. Seu leitor não quer uma parede de texto que não consiga ler enquanto toma o café da manhã. Ele deseja que as informações sejam apresentadas de forma acessível.

O preço inclui uma boa foto, infográfico, gráfico e, principalmente, vídeo.

7Você acha que as regras do webwriting não se aplicam a você…

O que você está fazendo de errado?

Você acha que os destinatários apreciarão um texto escrito como um ensaio em polonês. Você está convencido de que o que funciona na vida real também será uma ótima solução na Internet.

O que você deve fazer?

A Internet tem suas próprias regras. Existem costumes e hábitos ligeiramente diferentes aqui, inclusive de leitura. Portanto, vale a pena se familiarizar com os princípios da escrita na web e utilizá-los em cada etapa.

  • Organize o texto de acordo com o princípio da pirâmide invertida de informações.
  • Sirva seus leitores com informações em um prato – não vale a pena testar a paciência deles. Facilite a leitura do texto, destaque o que há de mais importante, use marcadores e informações precisas sobre o que está em determinada parte do texto (subtítulos). Já falei no início sobre o que será esse texto
  • Adoro hipertexto. O que é? Você já acessou a Wikipedia para ler a definição de particípio adverbial moderno e acordou algumas horas depois lendo sobre o gato de Schrödinger (baseado em uma história verdadeira)? Alguém te conduziu pela mão e não te deixou ir além da enciclopédia online mais popular. Link, incentive a leitura e deixe o leitor seguir o caminho adequado.
  • Estilize seu texto para que pareça um milhão de dólares! Use parágrafos curtos com subtítulos no início, forneça os dados em forma gráfica acessível, não nos aborreça com frases longas e palavras que exijam explicação em um dicionário.

8Você oferece textos superficiais

O que você está fazendo de errado?

Você se deixou levar pela crença comum de que ninguém lê seus textos. Você escreve por escrever, não fornece nenhuma informação importante aos seus leitores. Você pula a pesquisa e não gosta de brincar de curiosidades.

O que você deve fazer?

Mostre ao leitor que você respeita seu tempo e atenção. Encontre alguns fatos interessantes, envolva-se no assunto e tente dizer algo realmente valioso. Você não precisa explorar terras ultramarinas, você pode coletar as informações disponíveis sobre um determinado tema (o chamado estado da pesquisa) e apresentá-las de forma atrativa. Imagine que seu leitor faça a pergunta “por quê?” em cada parágrafo e responda.

Escrever para a Internet é uma verdadeira aventura. Contudo, o mundo virtual é regido por leis ligeiramente diferentes e as necessidades do leitor podem não ser diferentes, mas específicas, nomeadas e especificadas. Vale lembrar também que os textos online são lidos principalmente por pessoas e devem vir sempre em primeiro lugar. O bot do Google está ficando mais inteligente de atualização em atualização, então tenha isso em mente, mas saiba que ele pode lidar com isso.

9Você não sabe quem está do outro lado – como construir uma persona?

O que você está fazendo de errado?

Você apenas escreve o texto e não se preocupa com quem vai lê-lo. Você não se importa com a experiência dessa pessoa, com quais informações ela precisa e não sabe de que forma fornecê-las. Parece que como você tem que escrever um texto no blog sobre 8k zzs intitulado: “Como escolher um colchão para uma criança?”, você não precisa entrar em detalhes, aprovações, testes e conclusões de todos os tipos de especialistas. Deveria haver texto e pronto. 

O que você deve fazer?

Segure seus cavalos. Sente-se. Ideia. Que palavras você precisa usar para ser compreendido? A pessoa do outro lado usa jargões? Ou talvez ele esteja no início de sua aventura com esse tema e ainda não saiba o que são pronação e supinação? Talvez ele precise de alguma explicação? Você sabe do que ele tem medo? O que a convence? Com o que ele está sonhando? Que problemas ele enfrenta diariamente? Exatamente… Você vai escrever um texto diferente para quem nunca correu e não sabe por que é tão importante escolher tênis de corrida com base em vários fatores. Outra é para um corredor experiente que já usou muitos pares e sabe perfeitamente se tem pé pronado. 

Você deve receber do cliente informações relacionadas à persona do briefing. Se por algum motivo você não os recebeu, você pode construir uma persona que será útil em suas atividades. Eu recomendo uma das seguintes ferramentas GRATUITAS:

10UX em copywriting ou como desenhar bons textos?

O que você está fazendo de errado?

Você parece saber que palavras-chave são importantes e por que vale a pena usá-las, mas não vê uma conexão lógica entre elas. Além disso, você não está convencido sobre a validade de escrever um bom lead… E ainda assim, se um bom título é um gancho, então o lead é uma veia neste modelo (alguém disse isso uma vez e eu realmente não me lembro quem ).

O que você deve fazer?

Existem algumas verdades universais que você precisa considerar – algumas das quais já mencionei acima e agora vou resumi-las em um parágrafo. 

  • Linha de imersão – o que o usuário vê ao entrar na página e antes de começar a rolar está acima da linha de imersão. O jogo é fazer o jato rolar. E aí vem o lead todo branco, gráficos interessantes e outros que chamam a atenção/encorajam. Marquei a linha de imersão neste texto abaixo.
Linha de imersão no texto
  • A letra F como símbolo de como lemos – todos os bh lists estudos de rastreamento ocular mostraram que lemos no formato da letra F. O que isso significa na prática? Lemos com atenção os primeiros parágrafos, depois algumas informações do segundo, depois examinamos o texto em busca de algo que nos interesse. E carrapato, temos a letra F. Por isso colocamos as informações mais importantes no início.
  • Verifique se o texto que você escreve primeiro e depois carrega no site é igualmente bonito na visualização móvel! Há muito se sabe que lemos cada vez mais em telefones e se o site não estiver otimizado para esses dispositivos, simplesmente não lemos. Também é importante não se expor aos robôs do Google. Como verificar isso?
  • Certifique-se de que tudo esteja visível. Não se trata apenas do layout do texto ou de seu fundo (embora se diga que os textos sobre fundo branco são os mais lidos), mas também dos contrastes na página. Os botões estão visíveis o suficiente para que os usuários cliquem neles? Para verificar isso, você pode usar esta ferramenta que lhe dirá se você tem contrastes elegantes:

E por último: escrever um texto realmente bom para a Internet é uma questão de levar em conta muitos fatores, gastar tempo, pesquisar, analisar, colocar em palavras a ideia original e otimizá-la. Porém, vale a pena fazer isso. Quem sabe graças a isso você criará um texto como “exegi monumentum”, que lhe proporcionará fama, glória e lucros eternos. E é isso que desejo para você e para mim. 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top